A proliferação do Coronavírus está transformando o cotidiano de grande parte do nosso país. A quarentena e outras medidas de segurança levam muitos pais a fazerem home office com as crianças em casa.

Conciliar trabalho e os cuidados em tempo integral com as crianças é um desafio. É preciso saber dar carinho para os filhos e ao mesmo tempo ter responsabilidade com os assuntos profissionais.

A administração correta desse tempo é fundamental para que você possa manter a mente sã e dar conta de tudo que precisa ser feito.

Por isso, nesse artigo, traremos algumas dicas para fazer home office com as crianças em casa. Confira!

 

Tenha um espaço de trabalho

Uma das primeiras e mais importantes dicas para esse momento, é estabelecer um espaço de trabalho. Procure um local que seja silencioso, organizado e que não permita muitas interrupções.

Evite trabalhar em um canto improvisado da sala, na cozinha ou em locais de muita movimentação, pois seu rendimento pode ser afetado. As distrações e interrupções serão mais frequentes, sendo mais difícil se concentrar no trabalho.

O ideal é que as crianças saibam que aquele espaço é dedicado para o seu trabalho. Isso contribui para que elas entendam seus horários e busquem mais interações ou atenção em outros momentos.

 

Crie uma rotina

Além de escolher o seu espaço de trabalho, é interessante criar uma rotina. Defina seu horário de acordar, quanto tempo você irá trabalhar, os horários das refeições, entre outras atividades do cotidiano.

A rotina é importante para que você mantenha o planejamento e não deixe a produtividade cair muito. Além disso, ela também evita que períodos muito grandes de trabalho sejam comuns.

Para quem fica trabalhando em casa, é tentador trabalhar a todo momento, não tendo hora para acabar. Esse não é um hábito saudável, sendo mais aconselhável, definir um limite e respeitá-lo.

 

Estabeleça intervalos

Os intervalos são fundamentais para aumentar a produtividade e manter a concentração. Por isso, estabeleça a sua rotina, considerando algumas pausas durante o dia. Você pode definir se elas serão de hora em hora, por exemplo, ou por metas.

Pare para tomar água, ir ao banheiro, fazer algum serviço de casa, ou qualquer outra atividade. Lembre-se de dar uma atenção para as crianças nessa pausa, pois elas também estão em uma rotina diferente.

Além de ajudar na produtividade, os intervalos contribuem para verificar se tudo está certo com seus filhos. Veja se eles não estão entediados ou sem nada para fazer, proponha outras atividades e mantenha o cuidado a todo momento.

 

Explique a situação à criança

O diálogo, que já é importante no cotidiano, se torna ainda mais relevante em um momento excepcional. Por isso, é preciso explicar a situação à criança e demonstrar o que está acontecendo ao redor.

Fale com o seu filho sobre o que está acontecendo, evite que ele tenha acesso às fake news e demonstre qual é a realidade. Lembre-se de usar uma linguagem adequada à idade do seu filho, para que ele não se assuste de forma desnecessária.

Desse modo, elas entenderão que o trabalho precisa continuar, mesmo sendo feito em casa. Isso contribui para que elas respeitem o seu horário e evitem interromper o serviço, recorrendo a você só em momentos de real necessidade.

 

Planeje o dia do seu filho

Do mesmo modo que é essencial planejar o seu trabalho, também é fundamental fazer esse planejamento para o dia do seu filho. As crianças estão acostumadas a frequentar a escola, por isso, não sabem fazer a própria organização da rotina.

É necessário ajudá-los a gerir o tempo, principalmente com tantas horas vagas. Estabeleça horários para as refeições, um tempo para estudo e atividades que sejam atraentes, como brincadeiras, jogos, filmes, entre outras opções.

A Happy Code, por exemplo, está oferecendo gratuitamente atividades para desplugar as crianças nesse momento, que são brincadeiras divertidas e off-line, ligadas à lógica de programação.

As brincadeiras envolvem jogos clássicos, estimulam o raciocínio lógico e as habilidades manuais. Além de ocupar o tempo dos filhos, é uma forma de promover um momento em família e estreitar laços.

 

Considere imprevistos

O home office tem algumas vantagens e pode ser produtivo, porém, os imprevistos fazem parte dessa rotina. A crise do Coronavírus pode trazer mais situações imprevisíveis, sendo importante lidar com elas de maneira sábia.

Mesmo com o planejamento, é normal que as crianças se aborreçam, fiquem entediadas e incomodem em alguns momentos, porém, mantenha a paciência.

Se você precisar de muita concentração em determinado momento, explique a importância de eles não interromperem e peça que eles esperem até que você fique disponível.

Portanto, não se desespere se o seu planejamento não for cumprido de forma ideal. Tenha em mente que os imprevistos acontecerão, mas que há tempo para realizar tudo o que está planejado, desde que a calma seja mantida.

 

Reserve um tempo para seu filho logo após o trabalho

Conforme mencionado, seu período de trabalho não pode durar o dia inteiro. Por isso, ao fim do expediente dedique um tempo para seu filho. Isso é importante para que a criança se sinta valorizada e também para renovar suas forças.

Durante esse tempo, faça alguma atividade em família, algo que seja prazeroso e divertido. Esse será um momento de alívio e conforto, o que é importantíssimo para tempos de crise.

A noite também pode ser utilizada para contar as experiências diárias, planejar as atividades para o próximo dia e corrigir horários que não funcionaram.

A família é fundamental nesse contexto, por isso, valorize a oportunidade de poder trabalhar em casa, mesmo com os imprevistos e desafios. Essa é uma boa oportunidade para melhorar o relacionamento entre pais e filhos.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como fazer home office com as crianças em casa. É fundamental não priorizar o trabalho e nem o cuidado com os filhos, ou seja, buscar um equilíbrio.

Essa é uma situação especial, que exige muitos cuidados e atividades extraordinários, sendo importante fazer o máximo para conseguir conciliar todas as responsabilidades.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para acessar nossa página de atividades e ocupe o tempo das crianças de forma saudável e educativa!