O que é hackathon?

Originado da junção das palavras “hack” (programar) e “marathon” (maratona), hackathon é uma maratona de programação que vem apresentando adaptações no seu modelo para outras áreas do conhecimento, como a educação, por exemplo. O objetivo dos eventos de hackathon permanece sendo o mesmo, desenvolver soluções inovadoras em curto espaço de tempo, utilizando a tecnologia para atender um desafio específico. 

No setor da educação, o hackathon proporciona que as instituições promovam um evento explorando diversas disciplinas e áreas de conhecimento, também possibilitam trabalhar outras competências essenciais como raciocínio lógico, resolução de problemas, colaboração, pensamento crítico, comunicação, entre outras.

A Happy Code, escola de programação, maker e robótica que tem como foco o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, vem há 4 anos entregando ao público um Hackathon de sucesso, com temáticas muito importantes como Saúde Bucal, Segurança Digital, Games na Educação e Combate à COVID-19. Ao todo, foram mais de 5.600 inscritos nas edições anteriores. 

Este ano, a Happy Code com a coprodução da Logitech, promove o seu primeiro Hackathon Internacional, trabalhando o tema da Educação Financeira. 

Por que educação financeira?

A educação financeira é um tema extremamente em alta nos dias de hoje, e o motivo deste tema ter ganhado tanta relevância nos últimos tempos é exatamente o contexto que vivemos atualmente como sociedade. 

Segundo pesquisas do SPC, 8 em cada 10 brasileiros dizem não saber controlar as próprias despesas, e 46% dos brasileiros declaram nem tentar fazer um planejamento financeiro. Além do mais, sabemos que a maioria do povo brasileiro vê o dinheiro como sua principal fonte de estresse. 

A maioria dos adultos não teve acesso à educação financeira, nem na escola e nem em casa, o que resultou nos dados que acabamos de ler acima. Diante disso, a Happy Code acredita que promover o protagonismo financeiro em crianças e jovens é o caminho de transformação para o mundo que queremos, com cidadãos responsáveis financeiramente, com uma melhor qualidade de vida, saúde mental e desempenho na vida profissional. 

Sobre o evento

Agora que você já sabe a importância desses dois temas para as crianças e adolescentes, aqui fica o convite para inscrever o seu filho no 1º Hackathon Internacional da Happy Code.
O evento acontecerá online com etapas locais, regionais, nacionais e a final internacional, e será dividido em duas categorias, Kids (7-10 anos) e Teens (11-14 anos). 

As etapas do Hackathon envolvem a descoberta, momento em que os participantes estudam sobre o tema proposto, a ideação e prototipagem, momento da concepção e criação do projeto, e o pitch, ou apresentação de no máximo dois minutos da solução para o problema proposto, que tem a finalidade de criar interesse pela solução.

As inscrições para o evento vão até dia 06/06 e serão distribuídos mais de R$80 mil reais em prêmios, entre bolsas de estudos e equipamentos da Logitech. Não é preciso ser aluno da Happy Code para participar e qualquer pessoa entre 7 e 14 anos pode se inscrever e concorrer aos prêmios.

Para fazer a inscrição ou obter mais informações sobre o 1º Hackathon Internacional da Happy Code, acesse: https://cursos.happycodeschool.com/hackathon-2021.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *