O combate à proliferação de fake news deve acontecer nas escolas, dentro das casas e até no próprio ambiente digital. É importante que todos se armem com o pensamento crítico para se adaptarem ao atual cenário de acesso imediato às informações, no qual a ausência de um mediador coloca em risco a veracidade de muitos conteúdos que são compartilhados.

O pensamento crítico possibilita, principalmente à juventude, uma consciência situacional importante para entender o mundo ao redor. Em outras palavras, deixamos de agir no mundo de forma passiva, aceitando tudo que é dito e demonstrado, para agir de forma ativa, compreendendo as consequências das nossas ações e atuando de maneira equilibrada.

Essa é a principal arma no combate à difusão de notícias falsas na internet. Para conhecer mais detalhes desse assunto, continue a leitura!

O que é pensamento crítico?

Segundo a enciclopédia da Universidade de Stanford, critical thinking, ou pensamento crítico, é aceito como um objetivo da educação. Baseando-se no pensamento crítico, a educação nas escolas e a proveniente do lar pode desenvolver na pessoa uma postura criteriosa em relação às coisas e contribuir para a formação de um cidadão capaz de formular uma opinião pessoal a partir de dados verídicos.

Isso porque pensar criticamente é analisar as informações antes de tomá-las como verdade, o que também fortalece a inteligência emocional. Trata-se de um exercício que fazemos naturalmente diante de muitas situações, mas é importante ter consciência da necessidade desse filtro no atual mundo hiperconectado para evitar cair em armadilhas.

Qual é a importância do pensamento crítico no combate às fake news?

Uma mente crítica é treinada para desconfiar de propagandas enganosas, teorias da conspiração e qualquer outra tese que não esteja baseada em informações reais.

No ambiente digital, desenvolver essa habilidade ajuda as pessoas a reconhecer fake news e não repassá-las, uma vez que essas informações passam a ser vistas como problemas para o bem comum.

Como desenvolver o pensamento crítico?

É muito importante praticar e aperfeiçoar o pensamento crítico nas atividades do dia a dia, tendo consciência de que você está fazendo esse exercício. Por exemplo, ao receber ou encontrar notícias nas redes sociais, como um vídeo no WhatsApp sobre um acontecimento no mundo, vale a pena seguir alguns passos antes de levar a informação a sério:

  • em vez de ler apenas o título da notícia, leia todo o material;
  • veja se o conteúdo tem uma autoria;
  • verifique se o conteúdo apresenta fontes;
  • veja se o site da fonte é conhecido, priorizando informações provenientes de empresas de jornalismo com uma boa reputação. Inclusive, utilize essas fontes para comprovar a veracidade de outras notícias;
  • olhe a data de publicação — veja o ano em que a matéria foi publicada, pois a notícia pode simplesmente ter sido compartilhada fora de contexto para confundir os usuários.

Até aqui vimos por que o pensamento crítico é uma habilidade poderosa para evitar a proliferação de fake news. Ao estimular essa habilidade, nos tornamos mais preparados para lidar com os inúmeros recursos tecnológicos e ajudar os jovens da família a não repassarem notícias falsas na internet.

Gostou das dicas? Ajude-nos a alcançar mais pessoas com essas informações. Basta compartilhar este artigo nas suas redes sociais!